Como Fazer Uma Boa Redação

fazer uma boa redação 2018

 

Quer saber Como Fazer uma Boa Redação para o Enem ? Neste artigo temos um guia excelente que vai ensiná-lo a escrever da melhor maneira e com a base de tudo. Confira as nossas recomendações e tenha a melhor escrita de todas!

Passo a Passo: Como Escrever uma redação muito boa

Para você saber mais, antes de nada, deverá ter foco a todas as dicas, estudá-las, e só depois treinar muito. Sim, o treino é fundamental à quem redigir bem. Essas dicas são simples mas vai te ajudar bastante a ter um direcionamento do que deve fazer, quais são as bases de uma dissertação que atenda aos requisitos que o MEC está pedindo.

Se é para o Enem, então você deve estudar e pesquisar mais sobre a dissertação, modelo que o MEC pede na prova do Enem, pesquise bastante sobre outras redações que conseguiram bons resultados. Escolha 10 dissertações que conseguiram nota 1000 e veja o que elas tem em comum que pode te ajudar.

Além disso, não há ninguém que escreva bem que não leia. Dessa forma, habitue-se a ler diariamente, e esteja a par do noticiário, pois os temas que caem no Enem são bastante atuais. Vamos agora ao que redigir.

Leia a Prova Com Atenção e Veja o Tema

Essa é a dica de ouro, embora pareça um pouco simples demais. De fato, quando você atenta no tema e faz a leitura adequada da prova, irá ter um desempenho bem superior ao daqueles que apenas leem rapidamente.

Não basta ler! Leia e volte a reler a proposta e todos os textos de apoio. É importante que leia, também, as questões da prova. Por quê? Muitas vezes as questões da prova nos dão conselhos e informações à conseguirmos fazer a boa dissertação.

Deve dar especial a esta dica sobre como escrever um bom texto, até porque esse passo fará com que não fuja ao tema, que é um dos maiores problemas dos estudantes neste quesito.

Escreva o Projeto do Texto/Escolha a Tese

Este é o momento em que você irá escolher a sua abordagem ao tema proposto. Deverá também, nesta fase, escolher os argumentos a usar à defender a sua tese. Assim, depois que tenha escolhido a sua abordagem e os seus argumentos, deverá separar as ideias principais numa folha de rascunho.

Não se esqueça de sempre escolher um tema que esteja à vontade de falar, um tema que você domine. Só assim conseguirá argumentar e expor os seus pontos de vista.

Escreva um rascunho

Aqui nessa fase você não deve estar preocupado com a gramática, mas sim com o conteúdo do seu texto. Essa é a dica muito importante sobre como fazer, porque sem ela dificilmente conseguirá fazer um texto de qualidade.
Organize os seus argumentos da melhor forma possível. Lembre que deverá expor as suas ideias de forma a que elas façam sentido, e todas elas deverão seguir um raciocínio lógico, estando ligadas umas às outras.
Assim, o seu texto deverá ser claro para o corretor, que não pode se sentir confuso enquanto estiver lendo o seu texto.

Importante:

Dicas de redação escrever

Siga a Estrutura abaixo:

Esse é a dica de ouro sobre redigir a boa dissertação ao Enem. Deve sempre ter em mente aquilo que aprendeu nas aulas desde o comecinho da sua vida. Assim, qualquer uma deverá ser dividida em três partes distintas:

Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão:

  1. Introdução – Aqui deve apresentar o tema, assim o recorte que fará dele. Deve ser objetivo e conciso, evitando rodeios. É também recomendável que exponha a tese de forma a direcionar a leitura, assim mostrar o seu raciocínio. Procure não deixar muito longo ou muito cansativo, isso pode tirar pontos.
  2. Desenvolvimento – O desenvolvimento é o corpo do texto, e por isso você deve defender a sua tese nesse ponto, fazendo a apresentação das suas ideias, as quais irão justificar a tese. Seja claro para que o corretor/leitor entenda o seu ponto de vista de forma fácil. Lembre-se de deixar um parágrafo à cada argumento (muda de assunto, faz parágrafo. Essa é a regra).
  3. Conclusão – Aqui vai fazer um apanhado de tudo o que falou anteriormente, retomando as ideias que falou na introdução, tanto quanto os argumentos à confirmar a sua tese, os quais permitem que encerre o debate. Aqui é onde  irá propor a solução ao problema, obviamente a partir dos pontos que levantou ao longo do texto.

Faça Uma Revisão do Texto

Depois de fazer o primeiro texto, deve então fazer uma revisão deste, corrigindo a gramática, e erros de concordância. Esse é um ponto fulcral que deve ter em conta à saber como fazer uma dissertação boa.

Seguindo esses passos todos, está na hora de passar a sua dissertação a limpo, letra que seja legível, e com certeza a sua nota será ótima. Espero tê-lo ajudado a saber redigir um bom texto. Deixe as suas dúvidas nos comentários e boa sorte!

Como Fazer Uma Boa Redação
4.6 (91.67%) 12 votes