Como Começar uma Redação – Para o Enem 2017

Como começar uma redação 2017

 

Não sabe Como Começar uma Redação? Ok, agora preste atenção em todas as dicas que vou te ensinar que podem ajudar qualquer pessoa a conseguir redigir a boa redação sem muita dificuldades, inclusive se vai fazer o Enem essas dicas vão te ajudar muito. Eu sei que pode parecer difícil mais com esses conselhos simples será bem mais simples iniciar sua escrita nota mil, pode ter certeza. 😉 No final do artigo tenho a dica Bem Legal!!!

Muitos alunos acreditam que iniciar a redação é um bicho de 7 cabeças, mas na verdade é só de 1 cabeça mesmo Rsrs, Brincadeira :D. Vou te ensinar 5 Passos bem simples que vão fazer você ficar com sua mente mais tranquila e mais clara para a mensagem e para o objetivo da escrita. Mesmo que nunca tenha escrito nenhum texto ou mesmo suas redações tenha sido um desastre até agora.

 

Fique Tranquilo e Calmo

A primeira coisa a ser feita quando começar a escrever uma redação é se acalmar porque se ficar ansioso e tenso a criatividade fica bloqueada e ninguém consegue escrever nada. Eu recomendo que faça um pequeno exercício de respiração, funciona assim:

  • Feche os olhos (Se puder) ou concentre-se em um objeto (Se estiver na sala de aula) e inspire o ar devagar contando até dois, depois solte o ar lentamente e conte até 4 de maneira tranquila.
  • Faça isso durante 2 minutos, pode pensar também em coisas ou pessoas que te deixa alegre e feliz e até no que ganhar quando conseguir terminar e receber sua nota e ser aprovado, assim você consegue liberar o hormônio do bem-estar (Dopamina) e consegue se motivar, se acalmar e a criatividade fluir; Funciona muito bem.

Encontre o Argumento Central antes de Começar

Encontre qual será o argumento que vai se fundamentar, por exemplo, o tema da redação é sobre: Desmoralização Política do Brasil; Então, você pode ter de argumento, a corrupção dos políticos, mas lembre-se, sempre busque mostrar causas, dados (Que saiba a fonte), consequências e possíveis soluções ao problema.

Ter um objetivo central não te deixa fugir do tema, tenha-o sempre na sua mente, te ajudará bastante.

Organize suas Ideias

Já citei acima que o aluno deve saber causas, a atual realidade, soluções e etc; Mas, se for escrever tudo isso pode se confundir ou se perder nas ideias, então, a melhor coisa a ser feita é organizar cada pensamento. Eu acredito que a melhor maneira de fazer isso é por um rascunho, escrevendo tudo que vier na cabeça. Sim, tudo mesmo, não se preocupe porque depois que todas as ideias, dados e pensamentos estiverem no papel você vai organizar, a principio só se preocupe em escrever, principalmente pra não esquecer.

O Modelo Ideal

Há diversos tipos de gêneros textuais: Dissertação; Narração; Descrição; Carta e etc. O cobrado no Enem é a dissertação. É importante antes de redigir o texto saber qual tipo está sendo cobrado, pra saber como escrever.

Depois disso precisa ter em mente o modelo, esse: Clique Aqui, é o modelo que o Enem pede.

Saiba também fazer a introdução (Mostrando fatos sobre o tema) e a conclusão indicando possíveis soluções.

Dica: Como Aprender Escrever Boas Redações!

Eu conheci a pouco tempo um site que disponibilizou a Aula bem legal que ensina de maneira bem interessante e compreensível a escrever bons textos e redações, são as melhores técnicas utilizadas pelos alunos nota 10. Eu gostei bastante do vídeo, se você quiser conhecer melhor clique nesse link (Ahh.. Aproveite porque essa aula pode sair do ar daqui a algum tempo) :

 

 

iniciar uma redação