Matérias do Enem 2017 – Que Mais Cai na Prova + Dicas!

matérias que caem no enem 2017

 

Saber quais as matérias do Enem é muito fundamental para os estudantes, tendo em conta que poderão otimizar o estudo, organizando o seu plano de estudos de forma a priorizar esses assuntos. Ainda não sabe quais são? Confira nesse artigo!
O Exame Nacional do Ensino Médio, é bem disputado, especialmente porque através dela poderá conseguir uma oportunidade na universidade.
Por isso mesmo, é muito importante estar a par de tudo o que é relacionado com essa prova, pra que consiga ficar à frente dos outros milhares de pessoas que estarão se candidatando à mesma vaga que você!

Descubra as matérias que mais caem no Enem

A primeira coisa a reter é que o exame sempre trabalha com temas da atualidade, e por essa razão você deverá ficar atento ao que está acontecendo no país, e no mundo.
Além disso, conhecer quais o conteúdos podem cair no exame pode ser um grande diferencial em relação aos restantes alunos. Vejamos por pontos!

 

materias do enem

Redação

Embora o tema da redação seja sempre diferente, a essência do tema apareceu algumas vezes. Por exemplo, direitos das crianças ou violência na nossa sociedade são temas que muitas vezes são pedidos aos estudantes, assim como a questão da preservação ambiental.

Ciências Humanas

A prova tem 45 questões voltadas às Ciências Humanas – contemplando História, Sociologia, Geografia e Filosofia.
Normalmente esse conteúdo nesta área do conhecimento estão sempre relacionadas com o exercício da cidadania, direitos humanos, liberdade, movimentos sociais, História do Brasil, e o movimento operário.

Física

Para esta disciplina, os assuntos  passam por Mecânica, Energia, Eletricidade e Termofísica.

Química

Aqui, frequentemente aparecem questões de Termoquímica, estequiometria, Neutralidade, Equilíbrios químicos, Oxidação, pH e Funções orgânicas.

Biologia

Evolução, Ecologia, Genética e Fisiologia Humana são temas recorrentes quando falamos de Biologia. Assim, esses assuntos que mais caem no Enem, devendo ter lugar de destaque nos seus estudos.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Uma das coisas mais exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio é a interpretação de texto, independentemente da questão.
Assim, quem não seja bom na interpretação de conteúdos dificilmente se sairá bem na prova.
Mas, no que toca às questões da prova de Linguagens essa dificuldade torna-se evidente e preocupante. Aqui é cobrado regularmente: ambiguidade, figuras de linguagem, intertextualidade, resumo, síntese, literatura e gêneros literários.

Línguas Estrangeiras

Aqui tem duas línguas à escolha (inglês ou espanhol), sendo que apenas 5 das 180 questões estão destinadas a esta área de conhecimento específico. Aqui o foco está na interpretação de um texto escrito na língua estudada, dando a resposta em português. Textos simples, geralmente voltados à política.

Matemática e suas Tecnologias

Aqui, os assuntos que mais caem na prova passam pelo cálculo de áreas, volumes e perímetros, funções, seno, cosseno e tangente, mas também PA e PG, Probabilidades e Análise Combinatória.
De entre todas estas matérias, é de salientar que a matemática é uma das que tem muita importância, contando com 45 questões só para ela. Além da matemática, a redação tem um pendor bastante acentuado, pois a sua cotação é elevada, e por isso deverá dar especial atenção ao treino da escrita da redação.
Assim sendo, é muito recomendado que você treine diariamente, quer a redação, quer os exercícios de matemática, porque é isso que cai no exame.