Plano de estudos para o Enem 2017

Cronograma de estudos Enem

 

Como fazer um bom Plano de Estudos para o Enem 2017? Sabia que esse é o segredo de se sair bem? Um bom planejamento é tudo na hora em que tiver de se preparar para a prova, e por isso mesmo dedicamos este espaço de te ajudar a montar um cronograma de estudos infalível. Confira ainda as nossas dicas sobre como estudar outras matérias também.

Plano de estudos para o Enem – Como montar?

Essa é a parte mais importante quando temos de estudar. Assim, deverá saber definir horários, assim como prioridades, de forma a ajudá-lo a aprender a matéria de forma bem mais tranquila e fácil, especialmente no meio de tanto estresse nesse período da sua vida tão decisivo.
Ora, aqui entra o cronograma, pois ele vai guiar você nesta etapa, mas também te guiar quando posteriormente estiver na faculdade.

Use Um Quadro

Uma lousa onde tenha o seu Cronograma para o Enem pode ser muito útil até que você consiga cumprir à risca todo o seu planejamento. Você poderá fazer um planejamento que contemple um mês, um semestre, ou o ano todo, ou então poderá fazer todos eles (Meu conselho).
Além desses, um outro semanal deverá ser elaborado, onde colocará de forma detalhada os seus horários e atividades a cumprir.

Horários

É importante você anotar todas as atividades e tarefas em que está envolvido, assim como deverá incluir horário de descanso, refeições, e não se esqueça das horas de lazer, que são bem importantes também.
Que o seu plano de estudos para o Enem seja ótimo, é imprescindível que ele seja bastante rico em informações.
Lembre-se: fazer um horário não basta! É necessário cumpri-lo!

Prioridades

Quando entramos em ano de vestibular e prova é muito importante definir as nossas prioridades. Sempre temos aquelas matérias que achamos mais fáceis, e dessa forma você deverá ter isso em conta quando estiver montando o seu planejamento. Organize-o de forma a dar mais horas das matérias onde tem maiores dificuldades.

Algumas dicas adequadas à otimizar seu tempo

Agora que você já sabe como montar o seu plano de estudos para o Enem, deixamos aqui algumas dicas de forma a que o seu estudo renda ainda mais frutos. Confira:

Tenha o seu estudo em dia

Estudar as matérias que são dadas nas aulas no próprio dia aumentam as chances de você adquirir, de fato, o conhecimento. Assim consegue reter a informação, e no caso de haverem dúvidas pode perguntar na aula seguinte ao seu professor.

Faça uma revisão da matéria semanalmente

Tire o sábado à fazer uma revisão de toda a matéria dada ao longo da semana. Mas não se esqueça de que domingo é pra descansar e se divertir!

Pratique redações semanalmente

Pelo menos uma vez por semana deve dedicar um pouco do seu tempo para escrever uma redação. lembre-se que ninguém passa a escrever bem do dia até a noite! Peça ao seu professor que tenha de corrigir e com certeza você irá conseguir uma redação nota 10.

Responda provas antigas

Pelo menos 2 horas por semana deverão ser reservadas pra realizar provas antigas (deverá incluir esse passo 6 meses antes da prova).

Revise os conteúdos-chave

Sabe os temas principais que caem na prova do Enem? Nas últimas 4 semanas dedique-se a eles.

Faça simulados

Uma vez por mês faça um simulado de forma a medir o seu conhecimento, além de poder saber quais são as reais dúvidas, e quais os temas que deve focar mais.
Siga as nossas dicas pra se sair bem nesse exame e no vestibular, e quando estiver fazendo o seu para o Enem leve-as em consideração. Boa sorte!