Matemática Enem 2017 – Saiba Agora!

matematica e suas tecnologias

 

Quer saber sobre como estudar matemática para o Enem? Neste artigo nós temos um guia completo de estudo que o farão obter resultados excelentes. Confira também as nossas dicas sobre como estudar para concursos. Rumo ao sucesso!

Essa não é uma matéria que se aprenda de repente, e por isso você deverá ter um método de estudo organizado e eficaz. Não se esqueça de incluir uma hora por dia para o estudo desse assunto.

Isso porque é o treino que leva à perfeição, e esse tema exige bastante prática para que os cálculos se tornem “automáticos”. Lembre que quantos mais exercícios fizer, maior será a probabilidade de encontrar um parecido. É isso mesmo que iremos ver agora!

 

Matemática online para o Enem 2017

 

Como estudar matemática para o Enem: Passo a Passo

Antes de partirmos para o passo a passo que ensina o assunto, devemos olhar para os temas que são mais recorrentes. Assim, você poderá preparar-se melhor para esses temas, aumentando as suas chances de se sair bem.

A prova de matemática no Enem conta com 45 questões, com diferentes níveis de dificuldade, e por essa mesma razão é uma das provas mais temidas pelos alunos que estão fazendo o exame.
Para os alunos que pensam que nunca irão ser aprovados nesse exame, tenho uma boa notícia. Cerca de 99% das questões englobam conteúdo do 9º ano do ensino fundamental e também do 1º ano do Ensino Médio, e portanto raras são as perguntas verdadeiramente complicadas.

Assim sendo, de forma a otimizar o seu estudo, (Crie um plano de estudos) vejamos quais são os temas mais recorrentes desde 2009, e saiba como estudar essa matéria a partir dessa informação.

Funções de 1° e 2° graus

Estas questões aparecem com várias abordagens. Muitas vezes a função já aparece com a expressão que diz respeito, e facilitando muito a vida dos alunos, pois não terão de decifrá-la. No entanto, algumas vezes o enunciado coloca uma situação em que o uso dessa função é necessária.
Aqui é exigido que o aluno entenda o significado de função, mas ele deverá ser capaz de resolver expressões e equações de forma exemplar. Por isso não deixe de fazer vários exercícios de expressões primeiro, e só depois parta para as funções de 1º e 2º grau.

Progressão aritmética e geométrica

Geralmente, nas provas do Enem, aparece uma situação que irá originar uma PA (progressão aritmética), sendo que o aluno deverá reconhecer de que se trata de uma PA, depois de analisar os dados que são apresentados na questão.

Estatística

De entre as questões mais comuns encontramos o cálculo da média aritmética, da moda e da mediana, que são as 3 principais grandezas que existem em estatística. Esses cálculos são bastante simples, e por isso não requerem um grau de estudo muito elevado. No entanto, recomenda-se que todas as semanas o estudante faça exercícios sobre esse tema.

Grandezas proporcionais

Geralmente, as questões que envolvem grandezas são bastante simples, e a maioria pode ser resolvida com uma regra de três simples. Lembre que elas poderão ser inversamente proporcionais, ou diretamente proporcionais.
Saber como estudar requer que você tenha em mente que deverá incluir todas as hipóteses no seu estudo.

Porcentagem

Essas questões geralmente apresentam questões simples e claras. Mas note que essas questões também poderão agregar a matemática financeira. Não esqueça de incluir esse aspecto enquanto estiver estudando.

Equações 1º e 2º graus

Várias são as questões que exigem uma equação, quer seja de 1º ou de 2º grau, mas geralmente não têm um enunciado explícito. Assim, resolva problemas que envolvam a resolução com equações.

Trigonometria

(Triângulo retângulo e semelhança de triângulos), Áreas de figuras planas/prismas, cilindros, cones e esferas, e Análise combinatória e probabilidade também caem muito no exame, então não deixe de incluir em seu estudo esses temas.

Saber como estudar esse assunto é fundamental para se sair bem. Por isso não deixe de fazer vários simulados, responda a questões antigas de provas anteriores, de forma a se sentir bem mais confortável na hora H.
Lembre que deve sempre começar pelas matérias mais simples, e avançar gradualmente para as questões mais complicadas. Saber a base da matéria é crucial para se sair bem.
Agora que sabe como estudar esse assunto e o que estudar, mãos à obra! O sucesso é garantido!