Como Funciona o Enem

 

Como funciona enem 2017

 

Ainda não sabe Como Funciona o Enem 2017? Neste conteúdo estaremos explicando tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio mais concorrido de todos. Confira! Não se esqueça de dar uma olhada em nossos artigos dessa página. temos excelentes dicas para se sair bem esse ano na prova, como se inscrever e quem pode participar sobre estudar matemática, ou o planejamento para montar um plano de estudos para o Enem infalível.

O objetivo do exame é avaliar a qualidade do Ensino Médio brasileiro, mas com o tempo esse objetivo se alargou e acabou virando o maior vestibular do País. Ou seja, na prática, a nota da prova passou a ser usada para critério de seleção em várias iniciativas importantes do Governo Federal, de forma a democratizar o acesso às universidades, mas também serviu para substituir a avaliação tradicional. Aqui você pode aprender também o que estudar para o Enem.

Ora, se você já tem o Ensino Médio completo, mas na sua altura não havia o exame, leia e veja a maneira que poderá usar essa prova para entrar na faculdade. Descubra como se inscrever e quem pode participar.

Como funciona o Enem? Perguntas Frequentes…

Todas essas informações vão te ajudar muito, resolvemos esclarecer as questões mais frequentes sobre esse assunto. 

1. Quem pode fazer o Enem?

Não só os estudantes que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio podem fazer essa prova. ou seja, o exame não lhes é exclusivo. Aliás, essa prova não tem um limite de idade, o que significa que qualquer pessoa pode participar nela.

A única coisa que precisa fazer é se inscrever e pagar a taxa. Depois é só comparecer no local da prova e se dar bem!
No caso de pertencer a um dos grupos sociais abaixo, pode solicitar o atendimento especial:

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Idosos
  • Pessoas com deficiências

Para aqueles que não estão no último ano do Ensino Médio, também poderão concorrer ao Enem 2017, mas na condição de “treineiro”. Note que essa prova não é obrigatório, ou seja, é uma prova completamente facultativa.

No entanto, vale lembrar que o Exame aumenta em muito as suas chances de entrar numa faculdade, e por isso, se esse é o seu objetivo, fazer a prova deverá estar nas suas prioridades. Recomendo que faça simulados para melhorar suas habilidades e seu conhecimento.

2. Como funciona a prova do Enem?

A prova é feita em dois dias consecutivos, geralmente ao sábado e domingo, e normalmente são feitas nas últimas duas semanas de outubro, ou nas primeiras semanas de novembro. É importante ficar ligado nas notícias do Enem para não perder nenhuma informação.
Ao contrário das matérias da escola, essa avaliação está organizado em quatro áreas de conhecimento, entre as quais estão:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (inclui Geografia, História, Sociologia e Filosofia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (inclui Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês – e Artes, Literatura)
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (física, química e biologia)

Cada uma das áreas acima descritas tem 45 questões, o que totaliza 180 questões. Todas elas são objetivas e de múltipla escolha (5 alternativas).
Depois dessas questões, aparte, tem a redação, que geralmente é feita no segundo dia de prova. Ela deverá ser de aproximadamente 30 linhas, no estilo dissertativo-argumentativo.

3. De que forma é feita a correção do Enem?

A redação e as questões objetivas são corrigidas separadamente. Assim, para as questões de múltipla escolha, o estudante preenche um cartão-resposta (pinta com a esferográfica preta a letra de cada item), o qual é submetido a uma leitura computorizada, e depois a nota é calculada.

A nota é calculada tendo em conta o nível de dificuldade de cada questão, ou seja, nem todas as questões valem o mesmo. Esse mecanismo é bem avançado, e tem em conta até a probabilidade de respostas feitas ao chute.

A redação é corrigida por avaliadores certificados, sendo que cada redação é revista por dois especialistas diferentes.
Se está interessado em se inscrever, não deixe de fazê-lo. Essa prova é muito útil nos dias de hoje, e poderá significar uma progressão na sua vida profissional. Agora que sabe, vá se inscrever! O seu tempo é agora!