Como Estudar Para o Enem 2017 – Incrível!

estudar pro enem

 

Já se perguntou o que os aprovados nas melhores universidades do mundo fazem com o intuito de alcançar esses resultados? E se fosse possível copiar o método desses estudantes?

Se está aqui é porque quer aprender como estudar para o Enem 2017. Então, continue lendo esse artigo por que vou te ensinar as 3 técnicas que os estudantes que alcançam o 1° Lugar em grandes faculdades do Brasil utilizam até tirar as melhores notas nos vestibulares e nesse exame.  😉

Seguindo essas dicas que vou te passar você vai estar à frente de milhares de alunos que também vão fazer o exame. Esses “segredos” que vou te ensinar nesse artigo são dicas simples, porém se seguir conseguirá resultados incríveis no exame. E sem precisar ter que passar o dia todo estudando… Nem ter que decorar dezenas de livros.

Inclusive, se acredita que os alunos que conseguem as melhores notas são aqueles com maior inteligencia, está enganado, porque segundo pesquisas são os estudantes que melhor se preparam que conseguem os melhores resultados nessa prova.

 

materias que mais caem no enem

 

Aprenda mais em menos tempo!

Já pensou em aprender mais estudando menos tempo? SIM! Isso é possível. Na verdade eu sei que isso pode parecer pegadinha. Porém, existe algumas maneiras de otimizar os estudos e conseguir compreender muito estudando menos.

Segundo pesquisa da universidade de Harvard, quando utiliza o método de leitura, ou seja, apenas lê um livro sobre o tema, você memoriza apenas 10% 😮 (É eu sei… É pouco!). Se você já estudou em um livro, deve saber quanto é entediante e chato rsrs. Isso significa que se ler 100 páginas, normalmente só vai “gravar” 10 páginas daquilo que leu. Quanto leitura geralmente é entediante, principalmente se é o assunto de prova , então seu cérebro não absorve o conteúdo que estudou. Por isso ler é umas das maneiras de aprendizado menos produtivas.

Ouvindo, você tende a aprender 20% de todo conteúdo que ouviu. Quando está ouvindo um podcast ou um professor explicando um determinado tema sua atenção é 2x maior do que quando  está apenas lendo. Isso acontece pois a leitura retém atenção do nosso cérebro do que a leitura. Porém, mesmo assim esse método não é um dos melhores, pois memoriza apenas 20% de todo conteúdo ainda é muito pouco.

Utilizando um recurso visual de aprendizado seu nível de aprendizado triplica em relação a leitura, ou seja aprende 50% do assunto que é sendo estudado. Entretanto, quando eu falo de recurso visual, eu me refiro a utilizar imagens afim de deixar a explicação clara porque quando escutamos e vemos as explicações com imagens aprendemos melhor, porque chama muito mais atenção do seu cérebro.

Entretanto, existe uma maneira de memorizar até 70% do assunto estudado: Você ouvi e logo discuti sobre o assunto. Provavelmente já aconteceu de ouvir sobre um assunto e logo depois foi discutir sobre ele com seus amigos e esse assunto ficar bem gravado na sua memória. Porém, se estuda e logo em seguida coloca em prática você memoriza até 90% do que estudou.

Então, se quiser aumentar a nível de aprendizagem e otimizar os estudos deve colocar em prática tudo o que estudar. Fazer exercícios e responder simulados é umas melhores maneiras de compreender tudo.

Não Estude Todo Conteúdo! 😮

Um dos problemas de quem é se estudando para o Enem é querer compreender todos os assunto de todas as matérias. Isso é algo impossível! Ninguém vai conseguir aprender tudo. E nessa prova não cai todos os assuntos. Na verdade uma grande parte do que estuda em livros e cursos preparatórios não cai no Enem. Apenas um parte desses assuntos são abordados nessa prova.

Mas, então surge a seguinte dúvida: Como eu vou saber o que vai cair na prova do Enem 2017?

Acredite não é tão difícil descobri o que cai nessa prova. Umas das maneiras de saber quais assuntos vão ser abordados durante o exame é analisar as provas dos anos anteriores e ver quais são os assuntos que são abordados na prova. Pode parecer trabalhoso, porém é bem simples e com alguns minutos de analise já dá pra saber o que mais deve pesquisar.

Muitos alunos passam quase o dia todo estudando na tentativa de aprender todas as matérias, mas isso é inviável pois ninguém pode conseguir aprender tudo sobre tudo. Mas, aqueles estudantes que tiram as melhores notas focam seus estudos nos assuntos recorrentes, assim eles estarão bem preparados à fazer o exame.

 

 

Foco e Motivação!

Sempre que for estudar procure um local silencioso e aconchegante. Um local que não tenha nada que possa tirar sua atenção dos estudos. Depois disso faça um exercício de motivação que vai te dar muita energia até que possa ficar animado e com vontade de estudar. O exercício é o seguinte: Descubra qual é o curso superior que quer conseguir, então imagine como será quando tirar uma nota alta, sua família e seus amigos vão te parabenizar e te elogiar. Imagine seus pais alegres. Imagine como será estar fazendo o curso dos seus sonhos na universidade dos seus sonhos.

Com certeza depois de fazer esse exercício de visualização vai ficar motivado pra começar estudar. Porque sabe que estudando vai conseguir passar no Enem com uma ótima nota e assim conseguir a vaga no curso que sempre quis.

Para aumentar o seus foco e sua concentração pode utilizar alguns áudios que são feitos pra deixar seu cérebro em uma frequência conhecida por frequência Alfa e que faz seu cérebro fique mais ativo e absorva melhor o conteúdo do que normalmente conseguiria. Assim você consegue memorizar.

O foco é uma das coisas importantes e que fazem toda diferença na hora de estudar. Porque se estiver sonolento e desanimado seu aprendizado vai ser fraco, porém se seu cérebro estiver muito concentrado e ativo sua produtividade nos estudos vão ser a melhor possível.

Considerações Finais e Uma Última Dica!

Se já está estudando e quer ter os melhores resultados é só seguir essas e outras dicas do nosso site e vai estar à frente da maioria dos concorrentes que não sabem a maneira correta de se preparar à esse exame que é considerado como um “bicho de 7 cabeças por muitos estudantes”, mas na verdade qualquer estudante que se preparar da maneira correta pode conseguir um ótima nota e conseguir sua tão sonhada vaga na universidade.

Ahhh… E se quiser ficar ainda mais à frente dos seus concorrentes, veja o vídeo de um aluno totalmente normal que conseguiu o 1° Lugar no curso de Economia da UFMG utilizando um método de estudo muito simples e que qualquer estudante pode seguir.

Assistir esse vídeo clique aqui–> Vídeo de estudante que passou em 1° Lugar na UFMG!