Estudar

Você já se perguntou se a maneira que você estuda tem feito você aprender mais? Ainda não?

Então, você precisa fazer um autoanalise, porque se continuar estudando de uma maneira errada ou pouco produtiva você pode gastar muito mais tempo para aprender o necessário, ou até mesmo não atingir seus objetivos, e não é isso que você quer, não é mesmo?

Para descobrir se a maneira que você está estudando está correta ou não, é bastante simples, você só precisa responder essas 3 perguntas:

  • Depois de ler todo conteúdo, você consegue falar o que aprendeu sobre o assunto?
  • Você acha muito chato estudar e sempre que pode “deixa pra depois”?
  • Você utiliza apenas a leitura como forma de aprendizado?

Se você respondeu SIM para pelo menos 1 dessas perguntas, então, está na hora de mudar a sua maneira de aprender, agora se respondeu SIM para todas essas perguntas, você precisar fazer essa mudança rapidamente para não perder mais seu tempo estudando sem atingir seu potencial máximo de aprendizado, e isso necessita de muito esforço e dedicação, mas, acredite… Vale muito a pena.

Porque é tão importante aprender Técnicas de Estudo Eficiente?

Se você fosse disputar uma corrida de carros, você iria preferir um fusca ou uma Ferrari? Claro que iria escolher a Ferrari, porque ela é muito mais eficiente, não é mesmo? 😀

Acontece o mesmo quando você vai estudar, porque o seu objetivo é aprender e ser aprovado. No Enem, por exemplo, o seu objetivo é ter a maior nota possível, quem sabe até a nota máxima. Para conseguir grandes resultados, você precisa ter uma forma de estudo que faça você aprender o máximo possível. Isso é muito importante, porque quanto mais você aprender melhor será resultado.

 

 

Aprenda 3 técnicas para aprender até 5 X mais estudando menos! GARANTIDO!

Auto-explicação

Sempre depois de ler um capítulo do assunto, você deve tentar falar um pouco sobre o que você leu, tente explicar com suas palavras o que você leu. Para obter melhores resultados você também pode escrever o que você entendeu.

Assim, você absorve muito mais conteúdo do que simplesmente lendo sobre o assunto.

Conteúdo audiovisual

Assistir filmes ou documentários ajudam bastante a “gravar” o conteúdo no seu cérebro, isso funciona muito melhor do que ler sobre o assunto. Segundo pesquisas, o material audiovisual retém mais a tenção do cérebro do que a leitura. A leitura é considerada uma das maneiras MENOS eficientes de estudo, principalmente quando essa leitura é entediante.

Prática… Muita Prática!

Com diz o ditado: “A prática produz a perfeição”

Muitas pesquisas mostram que a melhor maneira de aprender é praticando e praticando bastante. Isso vale principalmente para matérias como matemática e física, mas também funciona muito bem com as outras matérias.

Pra quem vai fazer a redação no Enem, vale lembrar também que para chegar a uma redação nota 1000 é necessário praticar muito.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu algumas técnicas para melhorar seus estudos, espero que aproveite e aplique essas técnicas a partir de agora quando for estudar. Se você vai fazer o ENEM clique aqui: Enem Academy para aprender as melhores técnicas para passar no ENEM. Aproveite bastante 🙂